Cacheadas · Coloridas · Crespas · Lisas · Onduladas

Como cuidar dos cabelos oleosos e controlar a oleosidade excessiva.

Oioi gente! Assunto polêmico e muito pedido nos grupos de cabelos do Facebook, como cuidar e tratar os cabelos oleosos demais. Se interessou? Então vem comigo que hoje eu vou te contar tudinho de como driblar isso!

cabelo ensebado

1- NÃO lave todos os dias.

Já comecei o post com polêmica porque sou dessas mesmo hahah

“Isadora mas como assim, meu cabelo pinga óleo e você vem com papo de não lavar todo dia??? é porque não é você que vai ficar com o cabelo horroroso no fim do dia”

Pois é minha gente, eu sei que você lava o cabelo de manha e a noite ele já está oleoso demais e tudo isso tem um motivo. O nosso couro cabeludo possui glândulas sebáceas que produzem sebo diariamente e ele é produzido justamente para hidratar os fios, mas, quando você lava o tempo todo, você retira essa oleosidade natural, assim essas glândulas acabam produzindo mais achando que não tem óleo suficiente ali. O resultado disso é um cabelo super oleoso por causa do efeito rebote.

Então a dica é: Lave os fios um dia sim um dia não! No começo a raiz irá ficar oleosa mesmo e isso é completamente normal, mas com algumas lavagens nessa rotina as glândulas irão começar a produzir bem menos sebo e vocês irão perceber a diferença!

2- Use shampoo próprio para cabelo oleoso.

Essa é uma das etapas mais importantes, na verdade, a minha dica é alternar entre dois shampoos, um para cabelos oleosos e um hidratante! Assim você irá tratar a oleosidade, deixando a raiz limpa com o shampoo para cabelos oleosos e posteriormente hidratando essa raiz com o shampoo hidratante, evitando o ressecamento e o efeito rebote.

3- Argiloterapia e Esfoliação Capilar.

Já falamos de argiloterapia aqui no blog (esse post) que basicamente consiste em usar argolas na raiz em um período de tempo! A mais indicada nesse caso é a verde. Além disso, a esfoliação também é uma ótima pedida e muito simples de fazer, é só misturar açúcar com shampoo e passar somente no couro cabeludo massageando bem, depois é só enxaguar e terminar de lavar normalmente como de costume.

A dica é fazer cada processo uma a duas vezes por mês, sempre alternando os dois. Esses procedimentos limpam profundamente o couro cabeludo sem ressecar (o que é importante por causa do efeito rebote que já falamos ali em cima), renovam as células e desentopem os poros. O resultado é um cabelo livre de oleosidade e saudável para poder crescer também!

4- Umectação Capilar.

Mas Isadora, meu cabelo é oleoso e você está me falando para passar óleo nele? Não estou entendendo. Pois é minha gente, a umectação na raiz ajuda e muito na oleosidade justamente por causa do efeito rebote que disse ali em cima! Se você está sempre dando óleo para o seu couro cabeudo, suas glândulas sebáceas irão produzir cada vez menos óleo porque justamente já tem uma quantidade ideal ali.

A dica é aplicar qualquer óleo vegetal no couro cabeludo uma vez por semana! Não sabe o que é umectação ou como faz? Esse post aqui pode te ajudar! Não sabe qual óleo é melhor para tratar a oleosidade? Já dei várias diquinhas nesse post aqui!

5- Cronograma Capilar.

O cronograma é bem importante para manter os fios hidratados! Vejo muita gente falando que parou de usar condicionador e máscaras porque piora a oleosidade e isso tudo é muito pelo contrário.. É importante continuar usando cremes e máscaras para manter a saúde do fio e a hidratação dele justamente pelo efeito rebote que já disse tantas vezes.

O lembrete é não aplicar esses produtos na raiz ou próximo dela. Máscaras e condicionadores é somente no comprimento. 

Não sabe o que é cronograma capilar? Nesse post aqui tem tudo sobre!

6- NÃO use secador muito quente e nem banhos muito quentes.

Água e secador muito quentes ressecam muito os fios que acabam produzindo mais óleo. A dica é lavar o cabelo com água morna e usar o secador no morno também, com a distância de 15 cm do couro cabeludo!

É isso minha gente! Espero que tenham gostado e que eu não leia nunca mais em grupos dicas como: Lava o cabelo todo dia miga; usa anti resíduos que tira total a oleosidade; nossa mana, parar de usar condicionador acabou com a minha oleosidade; e outros tipos de dicas absurdas hahaha

Qualquer dúvida deixem nos comentários! Um beijo e até semana que vem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s