Coloridas

Retoque de raiz em casa!

Oi gente! Hoje vim mostrar pra vocês como faço meu retoque de raiz em casa. Antes de começar, quero lembrar a descoloração é um processo extremamente agressivo e que deve ser feito com muito cuidado. É importante também que seu cabelo esteja saudável, para evitar problemas com elasticidade, quebra e queda dos fios. Já falei sobre descoloração nesse post aqui, recomendo que leiam antes.

Retoque de raiz: passo-a-passo

Na foto abaixo dá pra ter uma idéia do tamanho que minha raiz estava. Fazia uns três meses desde o meu último retoque. Gosto de dar um intervalo bom entre uma descoloração e outra para que o cabelo possa se recuperar bem: em geral faço a raiz a cada 2 meses e peço a ajuda de uma amiga para fazer as partes que eu não consigo enxergar.

divisao-retoque

Antes de começar, eu gosto de proteger os fios com óleo de coco, em especial os que já são descoloridos, para evitar que o descolorante que possa acabar caindo ali cause danos demais. Depois, começo a dividir meu cabelo em seções, como na foto abaixo.

secoes-retoque
Dica: vista uma camisa bem velha que possa ser manchada hahah  (a da foto é minha camiseta oficial de processos capilares)

Eu começo a descolorir pela parte da frente, dou o tempo de pausa (entre 45-50 min, que começo a contar a partir do momento que comecei a aplicar o descolorante), enxáguo e só então começo a descolorir a parte de trás. Isso porque tenho muito cabelo, então demora bastante pra passar descolorante nele todo. Fazendo essas divisões, evito que tenha muita diferença de tempo de processamento entre uma parte e outra e assim o tom fica mais uniforme.

mechas-retoque

Para que seu cabelo não fique com manchas, pegue mechas bem fininhas para aplicar o descolorante, assim você tem certeza que todo o cabelo recebeu o produto. Depois de algumas horas e muita alergia, o resultado foi esse da foto abaixo.

resultado-retoque-supermeches

O descolorante que usei foi o Supermeches da Alfaparf com oxigenada de 30 volumes da Acquaflora (em breve farei resenha dele aqui, mas já adianto que não gostei!). Sempre uso essa volumagem de oxigenada, pois a de 40 volumes é agressiva demais e não é recomendada se você está fazendo a descoloração sozinha (e principalmente se não tem muita experiência!).

Para facilitar a aplicação do descolorante, gosto de deixar a mistura bemmm consistente, assim o clareamento é maior e o produto não fica escorrendo para outras partes do cabelo.

consistencia-descolorante-1

Depois de tonalizar (nesse dia usei a Deep Violet da Alta Moda – Alfaparf), o resultado foi esse:

resultado-retoque-deep-violet-alfaparf

Dicas importantes

– Respeite o tempo de pausa! Não queira deixar o descolorante agindo por três horas, seu cabelo não vai clarear mais e pode ficar danificado ao ponto de quebrar e cair na  hora;

– Enxágue o descolorante apenas com condicionador (co-wash). O cabelo já está fragilizado e com o pH muito elevado, não há necessidade de usar shampoo (muito menos shampoo anti-resíduos!);

– Faça uma reconstrução potente quando finalizar o processo (no caso das coloridas, quando for enxaguar o tonalizante);

– Faça o enxágue com vinagre para equilibrar o pH dos fios (já expliquei aqui);

– Na próxima lavagem, faça novamente uma reconstrução. Nesse momento o cabelo está precisando muito de reposição de massa. Depois retome seu cronograma como de costume;

– Caso seu cabelo apresente problemas de elasticidade depois do retoque, faça várias reconstruções seguidas até o problema ser resolvido e então retome seu cronograma capilar.

É isso meninas, gostaram? Vocês também pintam seus cabelos em casa? Me contem nos comentários! Beijo e até semana que vem ❤

Anúncios

4 comentários em “Retoque de raiz em casa!

  1. Ai, que lindoo!!! Eu estou com o cabelo verde há uns 3/4 meses, mas no próximo domingo vou pintar de roxo, tô morrendo de ansiedade. O seu é maravilhoso!! Muito bom encontrar seu blog para ler muitas dicas desse mundo das coloridas ❤

    Um beijo
    janainebagatini.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s