Cacheadas · Coloridas · Crespas · Lisas · Onduladas · Ruivas

Condicionador depois da máscara, precisa mesmo?

Oi gente!

Faz um tempo que ando vendo muitas dúvidas e muita informação errada em grupos de cabelo Facebook afora sobre o uso de condicionador após as máscaras de tratamento. Vi muita gente falando que o uso do condicionador é indispensável, que sem ele todo o tratamento está sendo jogado fora. Será que é bem assim?

condicionadores.jpg

Afinal, pra que serve o condicionador?

Como já expliquei aqui, o fio de cabelo é composto por três camadas, sendo a mais externa (cutículas) a que serve como proteção, impedindo que os nutrientes sejam perdidos. Pra isso, elas precisam estar “fechadas”, alinhadas. Quando estão fechadas, a luz é refletida e o cabelo fica com brilho. As cutículas ficam seladas quando é aplicado um produto com pH abaixo do pH natural do cabelo (cerca de 5,5).

cuticulas
Cutículas abertas x Cutículas alinhadas

Resumindo, o condicionador tem a função de fechar as cutículas do cabelo que o shampoo abriu, pois é um produto com pH ácido. Geralmente também contém silicones e produtos que facilitam no desembaraço dos fios.

Então qualquer produto ácido sela as cutículas do fio?

Sim! É por isso que tanta gente adora o enxágue com vinagre (que já expliquei aqui). Isso não quer dizer que você tem que estar sempre acidificando seu cabelo: ácido em excesso também faz mal!

Mas as máscaras não tem pH ácido?

Bingo! A maioria das máscaras hoje em dia possuem pH ácido. Sendo assim, elas por si só podem selar as cutículas do fio. Ou seja, não é absolutamente necessário usar condicionador após todas as máscaras.

Quer dizer então que eu tenho que parar de usar condicionador?

Não miga, quase nada é verdade absoluta no mundo capilar. Eu não noto diferença nenhuma usando condicionador depois da maioria das máscaras, pra mim é desperdício de produto, mas isso não quer dizer que pra você também vai ser. Faça um teste e veja o que é melhor pra você.

Beautiful woman in bathroom

Eu deixo pra usar condicionador como co-wash e depois de uma reconstrução muito potente, daquelas que o cabelo fica meio áspero, pra ajudar no desembaraço dos fios. Caso você opte por usar condicionador, fique atenta pra usar na ordem correta: primeiro o shampoo, depois a máscara e o condicionador para finalizar!

O pH não é a única forma de selar as cutículas!

lavagem

Uma forma de deixar as cutículas alinhadas e o cabelo com mais brilho é sempre lavar o cabelo com a água o mais gelada possível, e fazer o último enxágue com água fria. A Isa já explicou melhor isso aqui.

Por hoje é isso meninas! Espero ter tirado as dúvidas de vocês. Vocês usam ou não condicionador? Contem pra mim nos comentários!

Até semana que vem! ❤

9 comentários em “Condicionador depois da máscara, precisa mesmo?

  1. Adorei o post! Sempre ficava na dúvida se realmente precisava passar condicionador depois da máscara, pq nunca vi muita diferença em não usar. Muito bom o post explicando certinho do pq do condicionador, pq nunca soube muito bem tb hahahahahaha

    Curtido por 1 pessoa

  2. Quando trabalhei em salão, sempre diziam que não precisava do condicionador… Mas acho importante pq ele sela as cutículas, nunca pensei que algumas máscaras já estivessem vindo com essa função kkk Eu atualmente nem uso mais máscaras, faço o condicionador do low poo como base pra N, H e R (por pura preguiça mesmo :p ). Adorei a explicação!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ótimo texto pois parece bem honesto, coerente e científico, diferente de outros que li que simplesmente fala que tem que usar e ponto, fazendo-me desconfiar se não é mero apelo comercial… parabens pela contribuição de informação!

    Curtir

Deixe um comentário