Cacheadas · Transição Capilar

Tudo o que você precisa saber sobre: A temida transição capilar!

Oi, gente! O post de hoje é mais um bate papo de amiga para amiga sobre essa temida situação, vamos ver que não é nenhum bicho de sete cabeças nem nada impossível, ok?  Vou dividir o post em algumas partes por ser um assunto bem extenso! Nas próximas semanas vamos ver dicas de penteados e texturizações  para ajudar nessa fase!

Imagem relacionada
Imagem do blog Desventuras de uma cacheada.

Então, a atitude de assumir o cabelo natural veio com toda a força de um tempo para cá, seja por aquelas que tiveram corte químico, por aquelas que viram a progressiva detonar seu cabelo mais que o normal ou até mesmo por aquelas que cansaram desse mundo cruel que é a química. Não importa o motivo que te fez entrar na transição: O que interessa é você ter a consciência que você quer seu cabelo NATURAL de volta. Ainda é muito visível e triste algumas afirmações de pessoas que não entram em transição por motivos tolos como: ‘meu cabelo é duro’, ‘meu cabelo não forma cacho’ ou até mesmo que alisam outra vez porque viram que era um cabelo tipo 4, já que alisam desde cedo e não conhecem o próprio cabelo, mas não é assim que funciona, ok? O cabelo natural é lindo seja ele tipo 1/2/3 ou 4 e ele fica mais lindo ainda a partir do momento em que você o aceita e começa a tratá-lo da forma que ele merece, com os produtos próprios para o tipo do fio.

A transição pode ser um período complicado para quem tem certas inseguranças com o cabelo e pra quem tem uma auto estima que pode ser afetada facilmente, mas isso não quer dizer que você não deva tentar ou que não é o certo. O apoio de familiares e amigos também é importante mas o maior apoio e incentivo próprio deve nascer dentro de você! Para algumas mulheres pode ser mais fácil, já que assim que a raiz cresce um pouquinho elas já partem para o BC e algumas já raspam direto e ficam lindas. Lembre-se que é um período passageiro e não perpétuo.

Minha reação quando disseram que meu cabelo cacheado ia ficar feio. (Gif retirado do site da Capricho)

 

 

Agora vamos ver algumas dúvidas que rolam pela internet e se você tiver alguma pode deixar nos comentários.

O que é a transição capilar? Quanto tempo dura? A transição é o momento em que você decide largar todo e qualquer processo químico realizado nos fios para mudar sua estrutura.  O tempo de duração varia bastante, levando em consideração o tempo que a pessoa demora pra fazer o BC. Você pode cortar bem curtinho ou esperar crescer pra cortar depois.

Mas Tha, o que é BC? Quando realizar o BC? BC significa big chop, traduzindo para o português é o grande corte! É aquele corte definitivo onde é retirado toda a química dos fios e assim eles ficam livre de todo aquele alisamento. O momento certo de realizá-lo é quando você se sentir à vontade seja com ele bem curtinho ou um pouco maior, não tem problema em esperar, isso vai também da paciência para lidar com a duas texturas.

Ps.: Já parou para pensar o que fazer com com aquele cabelo todo será cortado? O que pra você pode ser problema, para outras é solução! Procure na sua cidade ou converse com profissionais se não há organizações por perto que cuidam de mulheres com câncer ou que sofreram de escalpelamento. Essas organizações confeccionam perucas maravilhosas para melhorar a autoestima dessas mulheres que ficam super felizes! Esse site explica direitinho como realizar o procedimento.

Como lidar com as duas texturas? Usando e abusando de penteados, turbantes, texturizações, enfeites, acessórios.. Uma infinidade de possibilidades! Fiquem tranquilas porque nos próximos posts eu venho com algumas dicas pra explicar melhor essa parte, o que você precisa saber de cara é que manter distância do secador e da chapinha por um tempo pode ser crucial. É claro que quando o cabelo estiver mais saudável, o uso do secador pode até ser útil e o da chapinha também já que o cabelo é nosso e uma das melhores vantagens de ter o cabelo natural é mudar quando quiser, ter liso e cacheado ao mesmo tempo. Mas nessa fase onde o cabelo está mais fragilizado, fraco é bom dar umas férias em relação a essas fontes de calor.

Por que não posso continuar usando secador e chapinha? Não é recomendado já que esses procedimentos a longo prazo danificam os fios e o esforço realizado para esticar a raiz  na tentativa de igualar o cabelo, pode acabar piorando ou causando o quadro de scab hair.

Existe produto para reverter? Sinto muito, mas não. Desconfie de todo e qualquer produto que prometa trazer seus cachos de volta de uma hora para outra. De qualquer jeito é química, está mudando a estrutura do seu fio e pode causar danos sim! A transição leva tempo e o propósito dela é fazer você conhecer o seu cabelo. Se for do seu interesse realizar qualquer procedimento de relaxamento, botox e selagem faça, mas faça com a consciência de que é química sim e que todo o seu tempo de transição ficou ali junto com a química e se quiser recomeçar, é do zero.

Resultado de imagem
Imagem retirada da internet que representa muito bem e de forma linda todo o processo da transição!

Vale lembrar que não devemos julgar ou questionar a amiguinha que tem o cabelo alisado por opção e é feliz assim. O que devemos fazer é empoderar, dar forças, elogiar e apoiar quem quer passar por essa fase!

Nesse site há várias inspirações que eu adorei e que vale a pena dar uma olhada, quem sabe não te ajuda?

Por hoje é só! Até semana que vem, meu povo!

Anúncios

4 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre: A temida transição capilar!

  1. Adoreeeeei! Meu cabelo é beeem ondulado e eu passei quase um ano lidando com duas texturas antes de conseguir cortá-lo e deixá-lo natural. A primeira imagem diz tudo: paciência, liberdade e aceitação ❤ Todo cabelo é lindo, a gente só precisa aprender a mostrar a melhor versão dele ❤

    Curtir

  2. Que legal… Eu to na fase de preparar o meu psicológico pra transição.. se bem que eu já decidi que vou cortar curtinho, pq acho que não vou ter paciência pra de fato passar pela transição heheh.
    O que me incomoda muito, é que eu vejo muita gente falando de transição pra cabelo .cacheado.. mas e os crespos? Eu sei que o meu não vai formar cachos e queria ver mais referências por aí.. vou dar uma olhada nesse site que vc indicou! Bjs!!

    Curtir

    1. Mas, menina, não é? Eu faço parte de alguns grupos no whatsapp onde o nome da maioria é “voltando aos cachos” “cachos de rainha” e etc. e isso é algo que me incomoda um pouco. Muita gente só pensa em cabelo cacheado, mas falei no post sobre a importância de aceitar o cabelo natural e fico muito feliz por você. Sinto muito não poder entregar a referência crespa que você precisa, pois ainda estamos atrás dela, espero que já esteja chegando. Até lá, da uma olhada nos outros posts sobre transição, pode ajudar. Um beijo e volte sempre!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s