Cacheadas · Coloridas · Crespas · Lisas · Onduladas

Tudo o que você precisa saber sobre: pontinhos brancos no cabelo!

Oi gente! Hoje vim contar tudo pra vocês sobre aqueles benditos pontinhos brancos que aparecem nos cabelos, e muitas vezes nem sabemos o que é e como nos livrar deles. Vamos lá?

tricorrexe

O que são esses pontinhos malditos?

Quem nunca passou pela triste situação de estar mexendo no cabelo e de repente se deparar com um pontinho maldito desses, que ao puxar logo arrebenta? Eu já! Fiquei desesperada e fui correndo pesquisar. Aí descobri que isso é uma doença capilar e tem nome estranho: Tricorrexis nodosa.

Geralmente esses pontinhos aparecem quando os cabelos estão muito danificados, muitas vezes devido à processos químicos sucessivos como tinturas, descoloração e alisamentos, fazendo com que as cutículas do fio se rompam, expondo o córtex. O fio fica fragilizado e exposto nesta região (é o pontinho branco que vemos) e se rompe facilmente, seja por si só ou com um leve puxãozinho.

10326-article_news-3
Imagens fortes para os amantes de cabelo

A tricorrexis também pode ser causada por uso em excesso de ferramentas térmicas, como chapinha e babyliss e inclusive pode ser congênita (muitos homens possuem essa doença nos fios da barba, por exemplo).

Como tratar a Tricorrexis nodosa?

Infelizmente, não há o que fazer para reparar os pontinhos que já surgiram nos cabelos: eles já se romperam quase que totalmente e só sairão conforme você for cortando. Como na maioria dos casos a doença aparece devido à traumas químicos e físicos no cabelo, o que você pode fazer é evitar quaisquer procedimentos agressivos até que os pontinhos desapareçam, prevenindo o surgimento de mais pontinhos. Uma boa opção nesses casos é o corte bordado! (Não sabe o que é ainda? Fique esperta porque logo mais vai ter tutorial desse corte aqui no blog!)

cabelos-quebrados
Eu sei que é triste miga, mas vai ter que cortar

 

Muitos ~profissionais~ indicam para casos assim tratamentos como “selagens”, que na verdade são só alisamentos a base de formol com um nome mais bonitinho, e no fim acabam por piorar ainda mais um cabelo que já não estava legal. Passe longe de qualquer alisamento e outros processos químicos enquanto seu cabelo estiver com esses pontinhos! Invista em bons tratamentos para evitar que mais nódulos apareçam e vá cortando para que os que já se formaram saiam. Em geral, cabelos fragilizados assim estão precisando de reposição de massa, então dê ênfase na etapa de reconstrução do seu cronograma capilar (saiba mais aqui).

Se mesmo cortando, evitando procedimentos agressivos e fazendo os tratamentos adequados o problema persistir, pode ser que o seu caso seja congênito ou causado por algum outro fator, então é melhor procurar um dermatologista e/ou tricologista para ver o que pode ser feito.

E aí meninas? Já tiveram que lidar com esses pontinhos chatos? O que mais ajudou vocês a se livrarem deles? Conta aqui pra mim 🙂

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s