Coloridas · Receitas Caseiras

Tudo o que você precisa saber sobre: Enxágue com Vinagre!

Oi gente! Eu e as outras meninas do blog estamos com uma série de posts muito bacanas pra tirar as dúvidas de vocês sobre o básico do mundo capilar: “Tudo o que você precisa saber sobre!”, e hoje vou falar sobre o famoso enxágue com  vinagre!

vinagre

Antes de começar a falar sobre o uso do vinagre em si, é importante esclarecer algumas coisas sobre o pH dos cabelos. Vamos lá?

O que é pH?

ph

O pH (potencial de hidrogênio) é uma escala que varia de 0 a 14 e é utilizada para definir se uma substância é ácida (entre 0 e 6), alcalina (entre 8 e 14) ou neutra (igual a 7).

O pH natural dos cabelos é ligeiramente ácido: varia entre 4,5 e 5,5. Assim, esse é o pH ideal para a saúde dos fios e é ele que a gente quer buscar (rs). Quando você lê no rótulo dos shampoos e outros produtos pra cabelo “pH neutro”, na verdade o produto tem o pH NATURAL dos cabelos, não é realmente neutro (considerando a escala de pH).

Por que o pH é importante pro cabelo?

Quando o pH dos fios está acima do natural, as cutículas ficam abertas e os nutrientes contidos no interior (córtex) vão sendo perdidos ao longo do tempo: é aquilo que nós chamamos de cabelo poroso!

cuticulas
À direita:um cabelo danificado com as cutículas muito abertas; À esquerda: cabelo com as cutículas fechadas

TODOS os processos químicos que nós adoramos fazer, como tinturas, descolorações, progressivas, tem pH alto e deixam os fios com as cutículas abertas, pois para que os produtos possam agir e modificar a coloração ou estrutura dos fios, é preciso penetrar as cutículas e atingir o córtex!

O mar e até mesmo shampoo anti-resíduos tem pH em torno de 8, o que já é muito alto pros cabelos, e é por isso que sentimos ressecamento após usar esse tipo de shampoo (que eu NÃO RECOMENDO PRA NADA!) ou após um banho de mar. A descoloração, um dos processos químicos mais agressivos aos fios, deixa o cabelo com pH de até 13, muito longe do pH natural!

Como o vinagre pode me ajudar?

O vinagre é uma substância ácida (pH próximo de 2), e quando usado corretamente e nas horas necessárias, pode trazer benefícios aos cabelos.

“Nossa Lamô, quer dizer então que se eu usar vinagre ele vai tratar meus cabelos??”

NÃO! O vinagre vai atuar apenas como um acidificador, ajudando a restabelecer o pH natural dos fios após processos agressivos (citados acima) que deixam o cabelo com as cutículas todas abertas. O que acontece é que, quando as cutículas do cabelo estão fechadas e alinhadas, elas refletem mais luz, e o cabelo fica com brilho, por isso muitas meninas acham que o vinagre trata os cabelos, mas isso não é verdade!

“Ai, mas eu vi tal blogueira dizer que o vinagre é reconstrutor!”

Sinto te informar que essa blogueira está te enganando e repassando uma informação falsa! A reconstrução é a reposição de aminoácidos essenciais pros fios e queratina, coisa que o vinagre não possui! O único aminoácido presente no vinagre é a prolina, que não é essencial pros cabelos, e está em uma quantidade tão pequena que é irrisória!  Vocês podem acessar aqui um artigo da Embrapa que contém uma tabela de componentes de vinagres brancos e tintos brasileiros pra tirar suas próprias conclusões 🙂

Qual é o jeito certo de usar o vinagre então?

vinagre-cabelo

Para usar o vinagre o ideal é diluir 1 colher de sopa de qualquer vinagre em 500 mL (meio litro) de água. Essa mistura fica com o pH em torno de 3, que já é suficiente pra abaixar o pH dos fios depois de processos agressivos. Você lava os cabelos normalmente, e o último enxágue faz com a misturinha de água e vinagre, depois não enxágua mais!

“Nossa, mas como assim qualquer vinagre? Fulana disse que é só o de maçã que pode!”

Pois é mana, qualquer vinagre pode! O de maçã é o mais utilizado, mas se você não tiver ele em casa, pode usar qualquer outro (desde que não seja aqueles puro álcool né hahah). Como eu já disse, o vinagre serve apenas como acidificante, e qualquer vinagre é ácido, podendo cumprir essa função!

Posso usar o enxágue com vinagre em toda lavagem então?

PELAMOR DE DEUS NÃO! Assim como pH muito alcalino faz mal pros fios, pH muito ácido também não é bom! O ideal é que o pH fique estável entre 4,5 e 5,5, mas se você usar vinagre em toda lavagem, o pH vai começar a ficar abaixo disso e alguns problemas podem aparecer: as cutículas do seu cabelo vão se comprimir cada vez mais, fazendo com que o fio vá ficando fino e mais fácil de quebrar. Além de que, com as cutículas muito fechadas, a entrada de nutrientes nos fios é muito difícil, então todos os tratamentos que você estiver fazendo não serão 100% aproveitados.

Existe um tempo certo pra fazer enxágue com vinagre! Depois de alisamentos, tinturas e descolorações, com certeza você deve fazer. Se seu cabelo estiver muito danificado e poroso, faça no máximo uma vez na semana. Agora, se seu cabelo estiver saudável, não tem necessidade de ficar fazendo toda semana, né?

E aí, vocês já testaram o enxágue com vinagre? Me contem suas experiências nos comentários! Espero ter ajudado vocês a entender como o vinagre realmente age nos cabelos com esse post ❤

 

Anúncios

6 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre: Enxágue com Vinagre!

  1. Finalmente alguém que explicou o porque do vinagre de uma maneira bem fácil. Vi vários blogs falando sobre isso e eu ficava cada vez mais perdida.
    Eu nem sabia como usar, rsrsrs.

    Valeu a pena vir até aqui. Valeu pela dica. Vou tentar!
    Beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s