Lisas · Receitas Caseiras

Tudo o que você precisa saber sobre Umectação Capilar

Oioi gente! Hoje eu vim falar de um assunto que tem sido bem polêmico nas redes sociais, a bendita Umectação Capilar! Ela pode ser feita com qualquer Óleo 100% vegetal, ou seja, sem nenhuma parafina ou petrolatos.

Como fazer a Umectação Capilar

A Umectação é feita da seguinte forma:

  1. Com o cabelo seco, pode estar sujo ou limpo, passe uma pequena quantidade do óleo escolhido. O cabelo NÃO pode ficar escorrendo ou pingando óleo, deve ser passada uma pouca quantidade, só o suficiente para molhar os fios. Portanto não exagere na dose do óleo!
  2. Deixe uma pausa de no mínimo 2 horas. O recomendado é passar a noite, antes de dormir e deixar o óleo agir até o outro dia. O óleo precisa de um tempo maior no cabelo para os fios absorverem, menos que duas horas não terá o resultado esperado. Portanto, sem pressa!
  3. Na hora de retirar o óleo, passe uma boa quantidade de creme, pode ser uma máscara, yamasterol (creme multifuncional) ou condicionador. Passe com  cabelo sujo de óleo ainda, deixe agir de 10 a 20 minutos.
  4. Depois de deixar o tempo do creme agir, lave em água morna, não pode ser muito quente nem muito fria pois dificulta a retirada do óleo. Tente retirar o máximo possível do creme com óleo dos fios com apenas água corrente. Se sentir necessidade, utilize um shampoo hidratante, nada de passar várias vezes em? haha Depois finalize como sempre.

Esse é o método certo de retirar a umectação, conhecido também como UCPE, Umectar, Condicionar, Pausar, Enxaguar!

Dúvidas frequentes

Eu vejo sempre nesses grupos de Facebook em que participo, várias meninas recomendando usar shampoo anti-resíduos para retirar a umectação. Já vi também várias pessoas falando para usar detergente ou talco. Várias também alegam que é necessário passar 4 a 5 vezes o shampoo ou detergente, e aconselham que se não tiver esses produtos, usar um shampoo transparente inúmeras vezes.

Essa é a cara que eu fico quando vejo isso tudo:

assedio-sexual-jout-jout1tumblr_mpxmgjwah41ssnviyo1_500

Depois dos memes haha vou explicar aqui o porque isso tudo ta tão ERRADO.

Shampoo Anti-Resíduos: Esse tipo de shampoo, como o nome diz, é para retirar resíduos impregnados dos fios. Ele faz uma limpeza MUITO brusca, abre totalmente as cutículas dos fios e retira totalmente os nutrientes que você acabou de passar horas fazendo o seu cabelo absorver. Ou seja, NADA de shampoo anti-resíduos.

Lavar várias vezes com o shampoo: Nesses grupos a recomendação que mais li é lavar o cabelo 3 a 4 vezes com o shampoo mais transparente que existe na face da terra. Falam também para aplicar no cabelo todo, da raiz até as pontas e esfregar bastante. Primeiro que nenhum shampoo deve ser aplicado mais do que duas vezes nos fios pois o ressecamento vai ser muito grande, segundo que NÃO PODE, de maneira alguma, esfregar os fios.. shampoo deve ser passado somente na raiz, sem pausa para o produto agir para não danificar o cabelo. É a mesma lógica do primeiro item, porque gastar horas fazendo o seu cabelo absorver todos os nutrientes se você irá esfregar o seu cabelo e danificá-lo?

Usar detergente: Gente, detergente é um produto desengordurante, ou seja, ele vai tirar tudo que for gordura dali, de novo, entra no assunto de gastar horas na absorção do óleo e jogar ralo abaixo usando um produto de cozinha, que nem foi projetado para o cabelo. Esse produto resseca até as mãos, imagine o cabelo?

Talco: Talco em cima de óleo? primeiro que entra na mesma concepção de que esse não é um produto para cabelos, segundo que também resseca absurdamente os fios. Sem contar a inhaca que isso vai virar para retirar depois.

hqdefault

É isso gente! Espero ter tirado todas as dúvidas de vocês! No próximo post vou contar um pouco mais sobre a umectação e os óleos mais usados, o de coco e o de rícino! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixem nos comentários!

***Lembrando que os memes foram só para deixar o post mais engraçado, o assunto é bem recorrente e queria tirar todas as dúvidas de vocês e explicar tudinho! Não foi com teor irônico nem com alusão a pessoas específicas, somente o que eu vejo diariamente em vários grupos de cabelos!

14 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre Umectação Capilar

  1. Mais uma dica maravilhosa – queria eu ter visto antes.
    Uma vez, fui tentar fazer a umectação, meu cabelo ficou bem macio, só que eu sentia ele oleoso e com um cheiro irritante de óleo – paranóia minha, confesso.
    E agora eu entendo o porque: eu devia ter passado creme depois -.-

    Mais uma vez, obrigada. Vou tentar novamente fazer umectação, se der certo, venho te contar.

    Curtir

  2. Deixa eu perguntar uma coisa que não sei se é absurda: e se eu passar o shampoo anti resíduos antes da umectação para abrir as cutículas, depois entrar com o óleo? Isso, “na teoria”, deixaria o brilho penetrar nos fios….mas aí têm a questão do óleo….é possível ter uma super carga de brilho nos fios desta forma, ou essa idéia não têm nexo? Help!

    Curtir

Deixe um comentário