Cacheadas

Lidando com as diferenças: Parafina e Parabenos

Oi gente, cês tão bem? O assunto de hoje é sobre uma dúvida que eu vejo rolar por aí faz um tempo que é sobre petrolatos / parafina e parabenos. Com tantas nomenclaturas, tantas coisas proibidas e liberadas sempre rolam aquelas dúvidas cruéis do que pode e do que não pode. Isso sem contar que grande parte vem escrito tudo em inglês né? haha. Mas vamos lá, parafina e petrolato são derivados de petróleo que ”maquiam” nossos fios, não são legais, ok? Já tem post explicando isso direitinho por aqui.

 O fato é que o mundo acelerou e às vezes não nos damos conta dos componentes que estamos utilizando/comprando. Diante de tanta pressa e correria, raramente a gente para para ler os rótulos. O mundo dos cosméticos vem crescendo a cada ano e é importante que a gente saiba direitinho dos nossos queridinhos para não correr risco algum.

Antes de tudo precisamos saber que parabenos NÃO são proibidos nas técnicas, parabenos são conservantes não naturais, ou seja, são sintéticos e de baixo custo. Logo, as empresas economizam nos conservantes e lucram em larga escala. Estão presentes em produtos no geral como: cosméticos, alimentos, medicamentos, maquiagens e etc. Podem causar algum tipo de alergia/reação e por isso certas pessoas procuram evitar.

A grande discussão é  que há pouco mais de uma década, estudos relacionaram os parabenos a certas doenças e problemas de pele a longo prazo. Uns dizem que causam desregulação hormonal e até câncer de mama, mas a Sociedade Americana de Cânce  afirma não existir relação dos compostos químicos com a doença. Já outros dizem que não fazem mal nenhum, porém nada é 100% comprovado e por isso esse componente ainda é encontrado nos produtos do nosso cotidiano. No Brasil ele não é proibido pois a Anvisa considera a quantidade dentro do limite (mínimo de 0,4% e máximo de 0,8% no produto cosmético), mas em alguns lugares eles já foram descartados do mundo infantil.

Com o aumento da rotina saudável,  a procura por produtos naturais veio junto e com ela a facilidade de encontrar produtos livres dessa substância.  A escolha de uso é sempre sua, mas vale sempre lembrar e pesquisar sobre aquilo que colocamos em nosso corpo. Beijo e até a próxima! Segue abaixo uma imagem que fiz com muito carinho de como identificá-los nos produtos:

Ps.: Eles não possuem ligações, estão lado a lado apenas para melhor comparação.

1475881420386

Anúncios

Um comentário em “Lidando com as diferenças: Parafina e Parabenos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s