Coloridas

Manual do Cabelo Colorido: Entendendo as numerações de tintura

Oi gente! Hoje vou dar continuidade ao Manual do Cabelo Colorido com um assunto muito importante e que poucas pessoas entendem: tinturas e suas numerações. Se você perdeu os outros posts da série, clique aqui para aprender tudo sobre descoloração, aqui para ler sobre tintas fantasia e aqui para ver algumas técnicas para desbotar a cor dos cabelos.

tintura

Como as tinturas permanentes funcionam?

Como já disse no post sobre tintas fantasia, a coloração com estes tonalizantes acontece pela simples deposição de pigmentos coloridos nos fios. A tintura permanente, por outro lado, contém amônia e funciona apenas com agentes oxidantes (água oxigenada). A amônia, por ser alcalina, eleva o pH dos cabelos e dilata as cutículas, permitindo que os oxidantes permeiem no interior dos fios, clareando seus pigmentos naturais. Com a abertura das cutículas os pigmentos pequenos contidos na tintura entram até o córtex, onde sofrem reações com o oxidante, se unindo em grandes moléculas de pigmento, que conseguem permanecer por muito mais tempo dentro do fio.

O que são os números na caixinha das tintas?

Geralmente as tinturas possuem dois ou três números, no formato X.XX. O primeiro número, antes do ponto, é chamado de altura do tom. Esse número varia de 1 a 12 (sendo 1 o mais escuro e 12 o mais claro) e indica a altura em que a base da tintura irá ficar.

altura-do-tom

Como eu disse, a tintura permanente funciona com água oxigenada, que permite certo grau de clareamento da coloração natural do fio. Uma tintura normal pode clarear entre 2 a 3 tons no máximo, dependendo do volume da água oxigenada utilizada. Assim, se o seu cabelo é castanho, por exemplo, você não vai conseguir chegar em um loiro claríssimo usando apenas tintura, a menos que use uma superclareadora ou um descolorante (que pode abrir até 9 tons).

Os números depois do ponto são chamados de nuances ou reflexos. São essas nuances que, combinadas com as diversas alturas de tom, fornecem a gama infinita de colorações permanentes que existem.

nuances

O primeiro número depois do ponto é chamado de reflexo principal e o segundo número é o reflexo secundário. Se a tintura terminar em 0 (7.0, por exemplo), significa que ela é uma cor pura, sem reflexos, mais “natural”. Se a numeração tiver números repetidos após o ponto (7.66, por exemplo), significa que o reflexo é dobrado, ou seja, mais intenso. Resumindo: uma tintura 8.64, por exemplo, tem tom de base loiro claro e reflexos vermelhos e acobreados e dependendo da cor do seu cabelo natural, dá um ruivo claro mais avermelhado.

Diquinhas importantes

  • Agora que você entende mais a numeração das tintas, pode usar alguns truques pra chegar na cor desejada. Por exemplo, você quer platinar seu cabelo, mas depois de uma ou mais descolorações, sua base ainda está muito amarelada. Se você passar uma 12.0, não vai conseguir aquele fundo branco/acinzentado do platinado. Como resolver isso?
    Estão lembrados do círculo colorimétrico, que falei  no post sobre desbotar tintas? Pois bem, a cor oposta do amarelo é o violeta. Assim, você pode usar uma tintura 12.2 ou 12.22 e os reflexos violetas vão neutralizar o amarelado, dando aquele platinado bonito. Se o seu cabelo estiver amarelado e com algumas partes alaranjadas, você pode usar uma tintura 12.21, por exemplo: o reflexo violeta neutraliza o amarelado e o reflexo azul neutraliza o alaranjado.
circulo-cromatico
Círculo cromático: cores opostas se neutralizam!
  • TINTA NÃO CLAREIA TINTA! Repitam comigo: não tentarei passar tinta loira em cima de tinta preta achando que vai clarear meu cabelo. Se você passou uma tinta muito escura, se arrependeu e quer voltar pra uma que seja mais clara, o único jeito é usar métodos de remoção de tintura (como o dekap color, que já falei aqui) ou descolorir seu cabelo. Como eu já disse, a tinta clareia até 3 tons, mas isso só vale para cabelos virgens!
  • Algumas marcas profissionais seguem uma numeração diferente de nuances, por isso é sempre bom ficar esperto quando for comprar a sua tinta. A Igora, da Schwarzkopf, por exemplo, usa o 0.7 para reflexos acobreados.
  • Tenha em mente que nem sempre seu cabelo vai ficar da mesma cor da caixinha. O resultado sempre vai depender da cor da base em que a tintura for aplicada.

É isso gente! Espero ter esclarecido as dúvidas de vocês sobre tinturas. Fiquem ligados pro próximo post da série, onde vou falar sobre tratamentos e cuidados específicos para cabelos coloridos/descoloridos! Beijos 🙂

Anúncios

Um comentário em “Manual do Cabelo Colorido: Entendendo as numerações de tintura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s