Coloridas · Receitas Caseiras

Manual do Cabelo Colorido: Técnicas para desbotar a cor dos cabelos

Oi gente! Hoje vou falar de um assunto muito polêmico e essencial na vida de pessoas que assim como eu, adoram mudar a cor do cabelo: como desbotar tinturas. Se você ainda não viu os outros posts dessa série, clique aqui para ler sobre descoloração, e aqui para ler sobre tintas fantasia.

rainbow-hair

Quando você deseja mudar de cor, o ideal é desbotar o máximo possível a tinta atual, para que a nova cor fique fiel ao desejado (aquela cor bonitinha da embalagem). É importante desbotar bem principalmente quando as cores não têm nada  ver uma com a outra (se você quiser passar de um rosa escuro pra um verde pastel, por exemplo). Agora, se você vai passar uma cor parecida com a que já está no seu cabelo, que seja mais escura ou bem pigmentada, não é necessário estar tão desbotado (se for passar de um rosa para um roxo, por exemplo).

Antes de começar, certifique-se que seu cabelo está saudável o suficiente para aguentar uma mudança de cor, porque todos os métodos aqui listados causam algum grau de ressecamento nos fios, em especial os que contém descolorante na receita.

Método 1: Touca de shampoo

cabelo-degrade

De todos os métodos pra desbotar cor, esse é um dos mais suaves e que causa menos danos ao cabelo, por isso já usei várias vezes e sempre tive bons resultados. É muito simples de fazer: pegue o pior shampoo que você tiver, daqueles que limpam bastante mesmo, pode até ser um anti-resíduos e passe em todo o seu cabelo, que deve estar ligeiramente úmido, pra facilitar. Massageie bem o shampoo em toda a extensão do fio, e deixe por volta de 30 minutos. Enxágue, trate e finalize como de costume. Esse método não desbota tanto logo de cara, por isso o segredo é ter paciência. Faça algumas vezes na semana até obter o resultado desejado.

Método 2: Dekap Color

dekap-color

É um produto com função específica de remover pigmentos artificiais do cabelo, ou seja, remove apenas tintura, não clareia o cabelo virgem. Também é um método bem seguro em geral (e bem fedido), mas é um pouco imprevisível para tintas fantasia. Com algumas cores/marcas consegue tirar todo o pigmento, mas com outras não funciona. É mais garantido para desbotar tinturas normais: já usei para desbotar tinta preta e o resultado foi ótimo (vou contar mais dessa saga de tirar tinta preta em um post futuro!)

O produto vem com dois frascos. Para utilizar, você deve misturar partes iguais de cada um deles e aplicar em toda a extensão dos fios onde contém tintura. O tempo de pausa é de até 45 minutos e deve se dar pelo menos uma semana até reaplicá-lo. O contra é o preço: cerca de 50 reais.

Método 3: Soap cap

Esse método é muuuuuito conhecido e utilizado por quem tem cabelos coloridos, mas eu não sou muito fã, porque apesar de ser mais leve que uma descoloração comum, ainda tem risco de dar corte químico ou causar muitos danos, por isso só indico se outros métodos não estão funcionando para desbotar sua cor e/ou se seu cabelo estiver muito saudável.

Funciona assim: você deve misturar 1 parte de descolorante com 1 parte de oxigenada e 1 ou 2 partes de shampoo, conforme a “potência” desejada. Aplique nas partes onde se deseja remover a tintura e deixe no máximo 30 minutos. Enxágue, trate e finalize como de costume.

Método 4: Neutralização

circulo-cromatico
Círculo Cromático

Esse método tem fundamento nos princípios de colorimetria: cores opostas do círculo cromático se neutralizam, dando um tom acinzentado. O roxo neutraliza o amarelo, por exemplo, e o azul neutraliza o laranja. Para fazer a neutralização, é importante que seu cabelo já esteja desbotado o máximo possível, e que você tenha tato para deixar a mistura com a cor oposta exata, ou seja, na mesma intensidade que a cor que está no seu cabelo: quanto mais desbotado, mais clarinha deve ser a mistura.

Funciona assim: misture 1 parte de pó descolorante para 2 partes de oxigenada e misture bem, até ficar homogêneo. Então, coloque o pigmento oposto na quantidade necessária para a mistura ficar na mesma intensidade da cor do seu cabelo. Aplique no cabelo todo e deixe repousar por no máximo 30 minutos, sempre acompanhando a cor para saber quando pode enxaguar. Enxágue, trate e finalize como de costume.

É importante estar com o cabelo saudável para realizar esse procedimento, já que usa descolorante, podendo causar danos sérios aos fios que já estiverem fragilizados.


Antes de fazer qualquer um desses métodos, faça um teste de mecha para garantir que seu cabelo não vai dar perda total e que a cor vai ficar do jeito que você quer, principalmente na neutralização e outros métodos que usam descolorante.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e que elas sejam úteis pra vocês que adoram mudar a cor todo mês! No próximo post da série vou falar um pouco sobre tratamentos e cuidados específicos para cabelos coloridos e descoloridos. Beijos!

 

 

Anúncios

4 comentários em “Manual do Cabelo Colorido: Técnicas para desbotar a cor dos cabelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s