Lisas · Receitas Caseiras

Os benefícios da Argiloterapia

Oioi gente! Hoje eu vim falar da Argiloterapia, uma técnica de desintoxicação capilar que utiliza argila. É um procedimento de limpeza profunda do couro cabeludo e dos fios, retirando o acúmulo de produtos, de cloro, sal, poluição e excesso de oleosidade que ficam impregnados nos cabelos.

argiloterapia-capilar

Benefícios da Argiloterapia:

  1. Remove todas as impurezas do couro cabeludo, principalmente excesso de produtos. É ótima pra quem segue as técnicas de Low poo e No poo, já que temos uma dificuldade enorme de encontrar produtos liberados que façam essa limpeza (como anti-resíduos por exemplo) e é maravilhosa também pra quem não segue as técnicas, visto que shampoos de limpeza profunda ressecam MUITO os fios.
  2. A argila é um ótimo regulador de oleosidade capilar.
  3. Por conter grânulos, auxilia na esfoliação capilar, combatendo as caspas.
  4. Possui ação antibactericida, regeneradora, anti-inflamatória, é adstringente e tonificante.
  5. Possui o pH na medida certa para abrir as cúticulas e limpar os fios, sem danificar muito (é alcalino, necessitando após o procedimento o uso de algum tratamento de hidratação ou nutrição para corrigir o pH).
  6. Fornece minerais importantes como zinco e magnésio.
  7. Auxilia na absorção dos produtos nos fios. Após o seu uso, a absorção dos tratamentos (reconstrução, nutrição e hidratação) será muito maior.
  8. Reduz a queda e estimula a oxigenação do bulbo capilar.

Tipos de argilas mais comuns

Argila Verde: É  a mais utilizada na argiloterapia. É ótima pra cabelos oleosos e indicada para peles oleosas e acnéicas também. É adstringente, cicatrizante, bactericida, tonificante e esfoliante. Rica em magnésio e sílicio.

Argila Branca: É a argila mais leve que tem e indicada pra cabelos e rosto secos. Limpa e desintoxica mas sem desidratar. Regula a queratina, é cicatrizante, clareia a pele e aumenta a oxigenação.

Argila Amarela: É a mais comum nos centros de estética. Possui grande quantidade de colágeno, é hidratante e rejuvenescedora. É mais aconselhada para peles maduras e cansadas.

Argila Rosa: É a mistura da argila branca com a vermelha. Indicada para cabelos e peles sensíveis e delicadas, hidrata, ativa a circulação e hidrata.

argila-verde-side

Como fazer:

Eu pesquisei sobre receitas e encontrei várias, vou deixar aqui algumas formas de fazer que deram certo pra mim!

Receita 1: Escolha a argila ideal para o seu cabelo (3 a 4 colheres da argila), coloque uma tampinha de bepantol e complete com a quantidade necessária de água para dar o ponto certo da argila (não pode ficar muito duro, nem muito mole)

Receita 2: Escolha a argila ideal para o seu cabelo (3 a 4 colheres da argila), acrescente uma colher de chá de óleo de semente de uva ou óleo de coco e uma tampinha de bepantol, complete com água se necessário!

Receita 3: Escolha a argila ideal para o seu cabelo (3 a 4 colheres de argila) e acrescente a quantidade de água necessária.

Receita 4: Escolha a argila ideal para o seu cabelo (3 a 4 colheres de argila) e acrescente uma colher de vinagre de maça e complete com água, essa receita irá dar um brilho extra aos fios!

Após fazer a receitinha, misture bem e aplique em todo o couro cabeludo (seco ou úmido) com o auxílio de um pincel, deixe agir por 15 minutos e lave normalmente conforme o seu hábito, se acha necessário, faça uma hidratação ou nutrição.

Eu faço a receita 1, mas, antes de aplicar a argila eu aplico óleos que ajudam a controlar a oleosidade (essa receitinha aqui) mas sem o óleo de rícino. Fazendo esse procedimento e deixando agir por 15 minutos, ajuda a amolecer as células do couro cabeludo, facilitando a remoção e a penetração dos nutrientes da argila! Quando quero fazer uma esfoliação mais profunda, eu acrescento uma colher de açúcar!

 Essa é a textura que deve ficar a misturinha:

 E essa é a textura da mistura com o açúcar: 

E esse é o resultado!

O cabelo fica soltinho, com movimento, muito brilho, sem oleosidade e o melhor, sem caspas!! É aconselhado fazer uma a duas vezes no mês! Super recomendo! É isso por hoje gente, espero que tenham gostado, qualquer dúvida deixem nos comentários.

Anúncios

5 comentários em “Os benefícios da Argiloterapia

  1. Oie, tudo bem? Que dica mais interessante. Não sabia que poderíamos usar argila no cabelo. Pelos benefícios vale muito a pena. Na semana passada vi um post explicando vários tipos de máscaras com argila para o rosto, também não sabia que havia diversos tipos. Estou até pensando em comprar para experimentar aqui em casa. O post ficou incrível. Beijos, Érika *-*

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s