Coloridas

Manual do Cabelo Colorido: Tintas Fantasia

Depois de criar coragem para descolorir seu cabelo chega a hora de passar a tão sonhada cor, mas você ainda tá com medo de não ficar do jeito que planejou? Vem comigo que hoje vou explicar um pouquinho sobre as tintas fantasia!

tintas

O que são as tintas fantasia?

As tintas fantasia têm esse nome por terem cores diferentes das cores ~normais~ de cabelo. Diferente das tinturas convencionais, esse tipo de coloração não contém amônia nem água oxigenada, vem na forma de um creme pronto para aplicação nos cabelos. A coloração se dá pela simples deposição dos pigmentos no fio, por isso é essencial que seu cabelo esteja descolorido, caso contrário a cor não irá aparecer.

Passei um azul no cabelo e ele ficou verde. Por que?

Uma coisa importante a se ter em mente quando usamos tintas fantasia é que a cor da base em que a tinta for aplicada influencia e muito no resultado final.Pra que qualquer coloração fantasia pegue, a sua base deve estar pelo menos num tom 8, mas quanto mais claro seu cabelo estiver, mais próximo do tom da caixinha ele vai ficar.

tabeladealturadetonsdetintas
Altura dos tons de cabelo

Se a cor que você quer passar é um tom pastel, seu cabelo precisa estar claríssimo, algo entre os tons 11 e 12. Tons mais escuros, em especial puxados para o vermelho ou rosa, conseguem pegar em loiros mais amarelados, com base entre 8 e 9. Se você passou azul e seu cabelo ficou verde, é porque sua base estava muito amarelada, e como nós sabemos, azul+amarelo = verde. Assim, dependendo do azul, sua base deve estar entre 9 e 10.

As tintas fantasia estragam o cabelo?

Não! O que estraga o cabelo é a descoloração! Como eu disse antes, tintas fantasia nada mais são do que cremes com pigmentos de diferentes cores e muitas inclusive contém componentes hidratantes na sua fórmula.

cabelo-colorido

Quanto tempo a cor dura?

Uma das maiores dúvidas de quem está querendo ter o cabelo colorido é quanto tempo a cor vai durar. Isso depende muito da marca e da cor em si. Em geral, vermelhos e rosas duram mais tempo do que azuis, por exemplo, independentemente da marca. Algumas marcas duram horrores e nem descolorindo a cor sai totalmente, outras saem em duas lavagens. Em média, as tintas fantasia duram cerca de duas ou três semanas com a cor bem viva, mas é possível ficar até um mês com ela desbotando sem virar um tom feio.

cabelo-verde
Se você é uma pessoa que quer trocar toda semana de cor, é melhor investir em uma tinta que desbote fácil, como uma Keraton Hard Colors da vida. Agora, se você tem preguiça de ter que ficar retocando e quer uma cor durável, aposte em marcas como a Crazy  Colors da Alta Moda e a Kostume Kolor.
A duração da cor também vai depender muuuuuito de como você cuida do seu cabelo. Se ele estiver muito danificado, com as cutículas muito abertas, poroso, a durabilidade da cor vai ser muito pequena. Por isso, é essencial manter um bom cronograma capilar para que seu cabelo seja saudável e esteja sempre com uma cor bonita.
Outra coisa que ajuda muito a aumentar a durabilidade da cor é a técnica de low poo. Desde que aderi, costumo retocar meu cabelo a cada 6 semanas mais ou menos, uma duração muito boa, se levarmos em conta que antes do low poo eu retocava a cada três semanas.

Por hoje é isso galera! No próximo post da série pretendo falar um pouquinho sobre os cuidados essenciais para ter um cabelo colorido saudável. Qualquer dúvida deixem nos comentários!

Anúncios

3 comentários em “Manual do Cabelo Colorido: Tintas Fantasia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s