Coloridas

Manual do Cabelo Colorido: Descoloração

Eaí gente! Com o post de hoje darei início a uma série de relatos que batizei de “Manual do Cabelo Colorido”, onde vou tratar sobre vários assuntos pertinentes pra quem tem ou quer ter o cabelo colorido mas ainda não tem muita noção de como conseguir a cor desejada e
mantê-la.
Nessa série de posts vou falar sobre tintas fantasia, manutenção da cor, retoque de raiz, tratamento para cabelos descoloridos e o que fazer caso tudo dê errado, usando os conhecimentos que adquiri durante esses 5 aninhos me aventurando nas mutações capilares sozinha! Hoje vou começar falando sobre a temida descoloração.

Como a descoloração funciona?

O nosso cabelo é composto basicamente de queratina e de pigmentos chamados melaninas, que, variando em quantidade no fio, são responsáveis pelas diferentes tonalidades de cabelo. Esses componentes ficam na segunda camada do fio: o córtex.
Para conseguir atingir e degradar esses pigmentos, clareando a cor do nosso cabelo, precisamos penetrar a camada mais externa do fio, a cutícula.

estrutura do fio
Estrutura do fio de cabelo

Para abrir as cutículas do fio, é necessário um pH superior ao pH natural dos cabelos (em torno de 5,5). É aí que entram os descolorantes: a mistura de oxigenada e pó descolorante resulta num pH muito alto em relação ao pH natural dos fios, abrindo as cutículas do cabelo para que o produto possa agir.
Além disso, os pós descolorantes contém uma série de agentes oxidantes, que são os responsáveis por degradar as melaninas presentes no córtex do fio, resultando no clareamento. Alguns agentes oxidantes comuns são: Potassium Persulfate, Ammonium Persulfate, Sodium Persulfate.

 

Por que a descoloração causa danos aos fios?

O grande problema é que, ao abrir a cutícula do fio, não somente as melaninas são degradadas, como também as proteínas que compõem a estrutura do fio. Vitaminas, lipídios e outros componentes essenciais para a saúde capilar também são perdidos no processo, o que causa a fragilidade do fio após a descoloração.

cuticulas abertas
Fio fragilizado e com as cutículas abertas
O que fazer antes de descolorir?

Seja o seu cabelo virgem ou quimicamente tratado, faça um cronograma de cuidados intensificado pelo menos duas semanas antes de realizar o processo. Se o seu cabelo estiver fragilizado, isso ajudará muito a evitar dores de cabeça posteriores com quebra dos fios ou desgaste excessivo. Agora, se o seu cabelo estiver detonado, poroso, elástico: NÃO FAÇA DESCOLORAÇÃO DE JEITO NENHUM! Faça um bom cronograma capilar durante alguns meses pra só depois pensar em descolorir esse cabelo!

O que fazer depois de descolorir?

O que eu sempre faço logo depois do tempo de pausa do descolorante é: enxaguar bem, massageando o cabelo com condicionador. Não há necessidade de usar shampoo para remover o produto, isso só vai causar mais danos a um cabelo que já está fragilizado pela recente descoloração. Logo depois, aplique uma máscara reconstrutora potente!Pra finalizar, faço um enxágue com vinagre: coloco uma colher de sopa de vinagre de maçã em um litro de água. Essa mistura fica com o pH ácido (por volta de 4), ajudando a contrabalancear o pH alcalino que a descoloração deixa nos fios (mais de 10!!), para que o cabelo consiga voltar mais rapidamente ao seu pH natural.

Algumas outras dicas para uma descoloração segura em casa

– Não economize na hora de comprar o descolorante e a água oxigenada! De novo: NÃO ECONOMIZE! O que eu já vi de gente perdendo o cabelo e gastando horrores depois (3x mais do que gastaria comprando um bom descolorante) porque  quis usar o descolorante de 5 reais da farmácia feito pra pelo do braço não tá escrito!
– Se você vai fazer uma descoloração no cabelo todo, comece aplicando o produto pelas pontas e comprimento dos fios. Como o couro cabeludo é mais quente, o produto age mais rápido na raiz, e se você aplicar no fio inteiro de uma vez, vai ficar com o cabelo manchado.
– O óleo de coco é um grande aliado na hora de descolorir o cabelo. Aplique em todo o cabelo antes de iniciar o processo, assim o óleo protege os fios de maiores danos e evita irritações no couro cabeludo. Além disso, o óleo de coco não atrapalha na abertura do tom do cabelo (pelo menos comigo, nunca atrapalhou), então pode usar sem medo!
– Divida seu cabelo em algumas partes pra facilitar o processo. Eu divido meu cabelo em duas partes: a de trás e a da frente. Começo a aplicação na parte da frente, aguardo o tempo de ação do produto (no máximo 45 min), enxáguo, e só depois começo a aplicar na parte de trás, para não correr o risco de deixar tempos desiguais em cada parte, nem deixar muito tempo em algum lugar, causando danos desnecessários.
NÃO FIQUE QUATRO HORAS NO SOL COM DESCOLORANTE NO CABELO! Deixar o produto no cabelo por tempo maior do que o indicado NÃO vai fazer com que o fio fique mais claro. Depois de uns 50 minutos, o produto perde o poder de ação, e todo o tempo que você deixar mais do que isso só vai fazer com que o seu cabelo danifique desnecessariamente!
– Se o seu cabelo tiver algum tipo de alisamento incompatível com descoloração: NÃO FAÇA DESCOLORAÇÃO DE JEITO NENHUM! Além de correr o risco de seu cabelo cair todo direto na raiz, você pode chegar a ter queimaduras no couro cabeludo, causando danos tão profundos ao tecido que o cabelo não nasce mais na região afetada!
– Nunca faça mais de uma descoloração no mesmo dia! Se o seu cabelo for virgem e/ou grosso ele pode até aguentar, mas é melhor não arriscar um corte químico, né? Dê intervalo de pelo menos uma semana com tratamentos intensivos antes de descolorir outra vez!

Por hoje é isso gente! No próximo post dessa série vou explicar mais sobre tintas fantasia e mais pra frente vou falar sobre tratamentos para cabelos descoloridos e como salvar seu cabelo caso ele esteja prestes a cair hahah.
Beijos!

Anúncios

6 comentários em “Manual do Cabelo Colorido: Descoloração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s