Lisas

Cronograma Capilar com Óleos

Oioi gente! O post de hoje é sobre um assunto que tenho visto muitas dúvidas nos grupos sobre cabelos: é possível fazer um cronograma capilar somente com óleos? SIM! Esse ano resolvi entrar em uma rotina mais natural nos meus cabelitchos, estou fazendo um cronograma a base de óleos 100% vegetais e naturais, com alguns extratos glicólicos e shampoo natural (pretendo fazer uma resenha dele) e vim mostrar um pouco mais disso pra vocês hoje.

Como já disse em outros posts, meu cabelo é super fino, oleoso e pesa super fácil.. aí que vem a dúvida: como assim você tem cabelo oleoso e utiliza óleos?? Pois é minha gente haha O que eu vejo muita gente que tem cabelos muito oleosos fazer é lavar praticamente todo dia, com shampoos extremamente fortes e que retiram totalmente a oleosidade da raiz.. e isso é MUITO errado! Quando se lava o cabelo todos os dias, você retira sempre toda a oleosidade natural do cabelo, fazendo ele entender que está faltando óleo ali, ou seja, você acaba produzindo mais óleo e retirando mais óleo e assim seu cabelo acaba ficando mais oleoso.. o famoso efeito rebote! Ao dar óleo pro cabelo, lavar com menos frequência e com shampoos limpantes mas que não detonam os fios são coisas super importantes pra quem sofre com oleosidade excessiva! Eu geralmente lavo os cabelo um dia sim/um dia não, as vezes um dia sim/dois dias não e sempre estou dando óleo pro meu cabelo.

Ai vem outra dúvida muito frequente: mas óleo não é usado somente pra nutrição? NÃO! Existem inúmeros óleos hidratantes e reconstrutores!

Óleos Hidratantes:

Óleo de Semente de Uva: Possui grande quantidade de Ácido Linoléico, ajuda no crescimento, fortalecimento e queda dos fios. É um ótimo regulador de oleosidade. Tem sido o meu queridinho haha

Aloe vera: Mais conhecida como babosa, pode ser utilizada tanto a gosma da planta quanto o extrato glicólico dela. Tem alto poder hidratante, contém várias vitaminas como: A, C, E, B1, B2, B6, B12, B13.

Óleo de Arroz/Gérmen de Trigo: Possui alto teor de vitamina E, que ajuda muito a amenizar a oxidação dos fios, também sela os fios, retendo a água dentro do cabelo. Nos meus cabelos senti que ajudou muito no frizz.

Óleo de Girassol: Esse óleo é igual ao óleo de arroz, possui alto teor de vitamina E e poder antioxidante, dá muito brilho aos fios, porém, no meu cabelo deu bastante frizz.

Óleo de Jaborandi/Jojoba: É rico em vitaminas e ajuda a combater a queda e regula a oleosidade! Dá muita força aos fios, ajuda no crescimento. Ajuda a preservar a cor em cabelos tingidos!

Óleo de Gergelim: Também possui alto teor de vitaminas, é antioxidante, ajuda a controlar a oleosidade natural dos fios e também combate as caspas!

Óleo de Alecrim e Malaleuca: São ótimos no combate as caspas e possuem ação vasodilatadora, aumentando a circulação do couro cabeludo, estimulando o crescimento. O óleo de malaleuca é ótimo contra bactérias e fungos.

Esses óleos são mais líquidos e fáceis de serem utilizados e retirados dos fios! Os óleos: semente de uva, gergelim e jaborandi/jojoba costumo utilizar na raiz, por ajudarem no controle da oleosidade. Podem ser utilizados puros no cabelo, como uma umectação, ou misturados em algum creme.

**Alguns desses óleos, como Gergelim, Jaborandi e Gérmen de Trigo, são mais encontrados em forma de extrato glicólico (são feitos de matéria prima seca com algum solvente como água, álcool ou outro solvente), esses extratos devem ser usados sempre com algum outro óleo e sem deixar muito tempo no cabelo pois podem causar irritações!

Óleos Nutritivos:

Óleo de Coco: Não preciso nem falar desse né gente? haha virou o queridinho de todo mundo! Ele ajuda no frizz e mantém a hidratação nos fios.

Óleo de Rícino: É um óleo mais denso e bem difícil de retirar dos fios, mas é ótimo no combate á queda, ótimo mesmo, vale a pena ficar um tempo tirando do cabelo haha

Óleo de Abacate: Rico em lipídios, sela os fios e ajuda muito no combate ao frizz e diminui o volume dos cabelos, podendo pesar um pouco. No meu cabelo uso bem pouco porque pesa mesmo.

Óleo de Amêndoas Doce: Ajuda muito a reduzir o volume mas não tanto quanto o abacate! Da muito brilho nos fios e elimina o frizz, virou meu queridinho pra nutrição.

Óleo de Argan: Possui bastante gordura, ajuda muito no frizz e na elasticidade. No meu cabelo pesa demais, então não tenho muita propriedade pra falar.

Óleo de linhaça: Possui muita gordura em sua fórmula. A linhaça pode ser utilizada de mil formas! Pode ser feito um gel que ajuda na definição dos cabelos, pode ser ingerido (ajuda a regular o intestino), pode ser utilizado o óleo nos cabelos.. enfim, mil utilidades haha

Esses óleos geralmente são mais usados pra umectação, mas geralmente misturo em um creme pra não pesar nos meus cabelos.

Óleos Reconstrutores:

Óleo de Rosa Mosqueta: Esse usei pouco, acho que o efeito dele é mais hidratante do que reconstrutor, porém muitas pessoas falam que da certo pra reconstrução. Pra quem tem cabelos muito detonados e estão precisando daquela reconstrução forte, ela não vai ajudar tanto assim.

Óleo de Tutano: Esse óleo tem poder tanto nutritivo quanto reconstrutor! É rico em proteínas e colágeno.

É isso gente! Como deu pra ver, não tem muitos óleos reconstrutores, então acabo apelando pra queratina líquida haha Espero que tenham gostado e todas as dúvidas estejam sanadas! Qualquer coisa só deixar nos comentários, um beijo!

*** Lembrando que os óleos precisam ser 100% puros e vegetais!

 

Anúncios

5 comentários em “Cronograma Capilar com Óleos

  1. Pingback: Cabelo Saudável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s