Cacheadas · Ruivas

Cronograma Capilar

O Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados, funcionando como uma agenda para guiar os cuidados adequados ao cabelo,  que intercala três etapas, a fim de recuperar possíveis danos à saúde dos fios. São elas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. A diferença entre cada uma delas, bem como sua função, já foi explicada aqui no blog, no post anterior. O Cronograma é indicado para qualquer cabelo, desde os mais danificados, até os livre de química e danos mais pesados, beneficiando todos os tipos.
Atendendo às necessidades de cada cabelo, é possível montar um cronograma de maneira simples e barata, de diversas maneiras: pode-se utilizar máscaras, receitas caseiras, produtos naturais, óleos. Ficando a critério de cada um.
Para começar, existem tabelas já prontas, como abaixo:

Cabelos Pouco Danificados – Saudáveis

1ª semana Hidratação Hidratação Nutrição
2ª semana Hidratação Hidratação Nutrição
3ª semana Hidratação Hidratação Reconstrução
4ª semana Hidratação Hidratação Nutrição

Cabelos Muito Danificados

1ª semana Hidratação Nutrição Reconstrução
2ª semana Nutrição Hidratação Nutrição
3ª semana Hidratação Nutrição Reconstrução
4ª semana Hidratação Hidratação Nutrição

Mas além das tabelas, é possível montar seu próprio cronograma, dando mais atenção a cada particularidade do cabelo. Para isso, é necessário saber identificar o que o fio precisa: Um cabelo que precisa de hidratação fica opaco, sem brilho, ressecado e sem vida. Já um cabelo que pouco nutrido, fica com muito frizz e áspero. A reconstrução pode ser feita sempre que o cabelo perder massa, ficando fino e quebradiço.

Tese de Elasticidade
Existe também um teste, que ajuda muito na hora de identificar qual etapa melhor se adapta ao estado do seu fio, sendo o teste de elasticidade. Esse teste consiste em enrolar um fio de cabelo nos dedos, e puxá-lo até que arrebente por conta da força. Conforme o resultado, podemos melhor encaixar as etapas no cronograma:
 – Arrebenta com facilidade: Hidratação
Demonstra elasticidade, mas logo se rompe: Nutrição
A fibra estica, mas não volta ao tamanho normal: Reconstrução
Estica e retorna ao tamanho normal: Cabelo saudável

Esse é o meu cronograma, que costumo fazer após a coloração dos fios:

1ª semana Reconstrução Nutrição Hidratação
2ª semana Nutrição Hidratação Nutrição
3ª semana Hidratação Nutrição Reconstrução
4ª semana Hidratação Hidratação Nutrição

Através dessas informações, além de identificar os danos causados a cada tipo de cabelo e suas particularidades, é possível criar um cronograma personalizado com facilidade.
Um beijo, qualquer dúvida, responderei nos comentários!

16 comentários em “Cronograma Capilar

Deixe um comentário